segunda-feira, novembro 13

Ineficiência e destruição de riqueza

Num simples print screen, uma das principais razões pela qual a PT não pode continuar como está e porque é imprescindível o seu desmantelamento.

O site da Sapo, gerida pela PT.com, empresa do grupo PT a actuar no mercado de acesso à internet, possui publicidade à NetCabo, insígnia da TV Cabo, gerida pela PTM, empresa do grupo PT a actuar no mercado de acesso à internet.

malta com binóculos

  • A ineficiência da gestão pública da PT torna-a numa empresa pesada e burocrática. Um post interessante seria analisar as possibilidades de a OPA se concretizar de facto. 1 abr!

    By Blogger Bernardo, at 9:16 da tarde  

  • Já agora fugindo ao tema. Gostaria de ouvir de vossa justiça acerca do aumento de 4% no salário mínimo. Populismo míupe e ignorante, ou profundo conhecimento microeconómico (tendo em conta que Kruegman defende que muitas empresas tendem a praticam monopsónio contratanto abaixo do ponto óptimo para manter os salarios artificalmente baixos)? 1 abr!

    By Blogger Bernardo, at 9:20 da tarde  

  • "Gostaria de ouvir de vossa justiça acerca do aumento de 4% no salário mínimo. Populismo míupe e ignorante, ou profundo conhecimento microeconómico"

    O Destreza das dúvidas tem um post recente e interessante sobre o assunto, mas eu acho que este artigo, apesar de quase simplista, vai straight to the point:


    http://www.slate.com/id/2103486/

    By Blogger c., at 11:06 da tarde  

  • Bem, falando sobre o post... Tiago, porque não desmantelar a Sonae por nos seus centros comerciais (Sonae Sierra) costumar haver um Continente, uma Star, uma loja Optimus, uma loja Worten...? Será que eles não podem ter outras empresas no seus universo empresarial a "alimentarem-se" umas às outras? Não acharias um desperdício de dinheiro a PT não usar um espaço com tanta visibilidade para anunciar produtos do seu universo empresarial? Ou pensas que a SIC fala tantas vezes do Expresso e da Visão pelos lindos olhos dos editores? Não me parece... baza então desmantelar a Impresa?

    By Blogger JP, at 1:21 da manhã  

  • Jota, jota..

    Há aqui um problema de compreensão. É perfeitamente natural e óbvio que as empresas do mesmo grupo se promovam umas às outras.. quando não são concorrentes!

    E aqui está a questão. A PT tenciona avançar nos proximos tempos para uma oferta de triple pay (voz+tv+net). (Só) agora!

    Porque a PT, ao deter duas infra estruturas de redes (a cabo e a cobre) nunca teve interesse em oferecer os tres serviços numa delas, utilizando a rede de cabo para a internet e a de cobre para a tv e o telefone. Porque? Porque ia estar a fazer (ainda mais) concorrencia a si mesma, tal como acontece nos negócios de net por cabo e de banda larga.

    Quem perde com tudo isto? Incrivelmente, todos. Os consumidores poderiam ter uma oferta mais barata e eficiente (o triple-pay) caso a PT decidisse apostar em força numa das redes e deixasse de "dividir" o investimento em ambas. A Pt, ao fazÊ-lo, conseguiria economizar custos e aproximar-se dos consumidores, rentabilizando uma das redes e vendendo a outra (que tem muito mais valor para outro alguem do que para a PT, que já tem outra!). E com esse rede vendida, o consumidor teria não uma mas duas novas ofertas triple-pay. :)

    By Blogger Tiago Alves, at 11:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home