quinta-feira, outubro 12

Teorias da conspiração

Intervenção nas eleições ucranianas. Possível envenenamento de Yuschenko, candidato pró-Ocidental que viria a ganhar as eleições. Alguns meses depois, corte no fornecimento de gás.

Há muito tempo duram os problemas na Chechenia, com os russos a utilizarem meios pouco convencionais para manter os chechenos sobre o seu domínio.

Rússia e Argélia são os maiores fornecedores de gás do espaço UE. Há uns meses, a Rússia perdoou a dívida argelina e assinou vários contratos. A Gazprom e a Sonatrach (homóloga argelina) assinaram contractos de cooperação. Vários analistas falam de um privisível cartel no gás, liderado pela Rússia. A acontecer, a UE está nas mãos da Rússia.

Controlo da Bielo-Rússia através do seu presidente. Censura na imprensa, imposição da língua russa (em detrimento do bielo-russo) no quotidiano da população..

Apoio implícito ao Hamas, considerado pela UE uma organização terrorista.


Colaboração com o Irão no seu programa nuclear.

A gigante Gazprom, controlada pelo Kremlin, compra o Izvestia, um dos jornais de grande circulação mais críticos de Putin. Antes já havia tomado o controlo da Sibneft, uma das líderes no mercado do petróleo.

Problemas com a Geórgia com esta última a acusar a Rússia de limpeza étnica.

A jornalista russa Anna Politkovskaia, conhecida pela sua cobertura muito crítica à guerra na Tchetchénia, foi encontrada assassinada em Moscovo. Condoleezza Rice já mostrou que não anda a dormir.

Posição reticente, assim como a China, na condenação e aplicação de sanções à Coreia do Norte pelos seus testes nucleares.

malta com binóculos

  • Tudo a mãozinha de Bush.

    By Blogger Range-o-dente, at 3:11 da tarde  

  • Então porquê? Porque é que os EUA haviam de querer que o Irão continuasse o seu programa nuclear? Ou que a UE ficasse na dependência russa? Já para não falar dos melhores amigos que são o presidente Bush e o líder do Hamas... Mas claro, é tudo a mão de Bush. Aliás, hoje está a chover por causa dele.

    By Blogger peixe, at 4:45 da tarde  

  • Esse movimento de forças vai acabar criando uma briga entre o lado ocidental com orientar excetuando-se apenas o Japão, e para um futuro próximo será muito perigoso o quadro que esta se criando.

    O melhor a fazer e pressionar Putin ate ceder e criar clima anti-Putin como seus aliados dentro da Rússia.

    Acho perigoso Irão sair fortalecido num embate com EUA, pois infelizmente a muitas dicidencias e pessoas(lideres)com atitudes extremista neste País.

    Sinceramente

    Sandro

    By Anonymous Anónimo, at 9:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home