sábado, outubro 7

Serviço público

Alguém devia explicar aos portugueses sem bases de economia que a subida dos juros não acontece porque "eles lá em cima" decidem que 3.25 é mais giro do que 3.00, e assim tramam "o Zé Povinho, que tem casa para pagar".

O mecanismo da taxa de juro é uma ferramenta importante no controlo da inflação, essa sim um problema que distorce as decisões e aumenta a instabilidade da economia. De que serviria ao Zé Povinho ter mais dinheiro do bolso (dado a renda da casa não aumentar) se depois os bens eram todos mais caros?

ps. Claro que depois também convinha ir dizer ao sr. Trichet que a zona Euro não é homogénea. E que se 3.25% pode ser uma óptima taxa de referência para Espanha ou Irlanda, tal não significa que seja adequada para Portugal.

malta com binóculos

  • O mecanismo da taxa de juro é uma ferramenta importante no controlo da inflação, essa sim um problema que distorce as decisões e aumenta a instabilidade da economia.

    Nada como não deixar que o mercado funcione, mascarando os seus sinais...

    By Blogger AA, at 3:26 da tarde  

  • Vejo aí um acreditar na famosa afirmação austríaca de que são os bancos centrais e as suas brincadeiras com a massa monetária os responsáveis pela existência de inflação?

    By Blogger Tiago Alves, at 9:23 da tarde  

  • confesso que não percebo o problema da inflação. Se os preços aumentam mas, ao mesmo tempo, os salários seguem o mesmo caminho, então não há causa para pânico, certo? Se a causa da inflação é o aumento dos custos de produção ou da diminuição da oferta, então o aumento das taxas de juro não permite contrabalançar esse efeito (algumas pessoas deixam de comprar os produtos em questão para que outras as possam comprar a preços mantidos artificialmente mais baixos).

    Certo?...

    By Anonymous Anónimo, at 3:29 da manhã  

  • A procura de moeda é também uma das principais causas da inflação e dá-se quando o produto (e consequentemente o rendimento) aumenta. Neste momento o BCE aponta o crescimento económico como causa de inflação, o que faz sentido. O aumento da taxa de juro contra-balança na medida em que incentiva a poupança, limitando ao mesmo tempo o recurso ao crédito (o dinheiro torna-se mais caro).

    By Blogger Tiago Alves, at 5:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home