terça-feira, setembro 5

Ideias Soltas sobre a Helvética

Bem, estive de férias e a silly season também se fez sentir pelas minhas bandas, daí que não houvesse nada de muito interessante para contar.
Mais para o final, estive cerca de uma semana na Suíça e consegui retirar uma série de lições sobre a Suíça e os Suíços:
  • Gostam muito das regras. Desde dias fixos para lavar a roupa na lavandaria do prédio (e ai de quem lave ao domingo!) até a polícia seguir uma bicicleta para contar os semáforos vermelhos que essa passou durante o trajecto.
  • Considerando que não costumamos pensar em dias quentes, Sol escaldante e ondas de calor quando pensamos na Suíça e que choveu durante todo o mês de Agosto, alguém me quer explicar a proibição daquela instituição suíça: os barbecues??? Supostamente é para prevenir os incêndios, o que mostra bem as diferenças de mentalidade entre os "tugas" e os suíços.
  • Os impostos são menores. Não admira que se vejam Bentleys e Lamborghinis em tantos sítios. Sou leiga no assunto mas não seria bom mandar lá o Sócrates???
  • Os suíços são "quadrados": não expressam qualquer emoção e são bastante individualistas.
  • Não sei se é generalizado mas há uns quantos xenófobos, que acham os portugueses violentos e "asneirentos". Curiosamente, suportam a selecção inglesa depois da selecção suíça...
  • As cidades estão muito mais arranjadas do que as nossas, mas isso aplica-se a quase todas as cidades na Europa. Sinceramente, gostei muito dos montes que rodeiam as cidades: sabe tão bem estar em Zurique ou em Berna e ver verde.
  • O sistema de saúde é estranho para os nossos padrões mas funciona.
  • Finalmente, quando se chega à Portela acaba a eficiência: demorei uma hora desde a aterragem até sair do aeroporto. Em Zurique levei 20 minutos.

malta com binóculos

  • Não conheço a Suiça, mas a ideia que tenho do país vai totalmente ao encontro das idéias soltas que publica no post.
    Não é à toa que a pequena Suiça é tão grande, económica e financeiramente, e tem um nível de vida tão elevado.
    De qualquer maneira, é fácil encontrar exemplos de paises onde o funcionamento institucional é bem melhor do que o existente em Portugal.

    By Blogger Johnnyzito, at 10:36 da manhã  

  • :)

    By Blogger AA, at 12:20 da tarde  

  • Eu também gosto muito da Suíça, embora não a conheça pessoalmente. Apenas acrescentaria a estas ideias a história da neutralidade. Acho que dá um charme irresistivel!

    By Blogger Tiago Alves, at 2:41 da tarde  

  • A parte estranha da neutralidade é o serviço militar obrigatório (pelo que percebi têm umas semanas de treino por ano durante 10 anos - e têm a arma sem munições em casa durante esse tempo). Nunca tinha visto tantos homens fardados na minha vida... E também ouvi dizer que eles têm uns bunkers bem jeitosos e cheios de armamento nas montanhas.

    By Blogger Sara, at 3:31 da tarde  

  • Não concordo com essa depreciação quanto ao arranjo das nossas cidades. Fui a Roma e mete nojo, Viena não é a limpeza que se espera numa cidade considerada como a melhor do mundo para viver, e até em Paris em vi mais lixo que numa rua lisboeta.

    By Blogger JP, at 2:15 da manhã  

  • Tanto em Zurique como em Berna, não vi um único prédio a cair, não vi um único prédio degradado, não vi lixo no chão, não tenho de andar com os olhos pregados no chão para não pisar uma "mina", os prédios estão imaculadamente limpos, o chão junto aos prédios não está escuro como em certos sítios em Lisboa (por causa dos pombos), não vi lixo à frente dos ecopontos... O namorado da minha prima é meio suíço-meio americano, extremamente viajado, e uma das razões pelas quais não gostou de Lisboa foi "cidade suja". Pela minha experiência pessoal, Lisboa é até agora a cidade mais suja.

    Para além disso, todas as cidades europeias que mencionaste ultrapassam 1 milhão de habitantes (não estou a falar de área metropolitana mas da cidade em si) enquanto que Zurique, Berna e Lisboa, não (são ligas diferentes, digamos assim). E Viena não é considerada a melhor: é Zurique que tem a melhor qualidade de vida em todo o Mundo segundo os dados mais recentes.

    By Blogger Sara, at 4:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home