domingo, setembro 3

Eu seria a última pessoa a defender o Gil Vicente fosse no que fosse. Mas a razão não me deixa pensar de outra maneira: O Gil Vicente está carregado de razão. Mas parece que vai ter que engolir o sapo por todos nós (os adeptos). Ou talvez não.

Não é verdade que os clubes não possam recorrer para os tribunais civis (como se repete agora até ao vómito), só não podem em questões desportivas, e o contrato que ligava o Mateus ao Lixa era um contrato de trabalho, e ilegal. E é só disso que se trata. Se acontecer alguma coisa ao futebol português, devido à reacção mais que histérica da FIFA, culpem o Belenenses, culpem a Liga, os orgãos da Liga e a FIFA, que está sempre do lado dos mais fortes. O futebol (fora do campo) mete nojo.

malta com binóculos

  • Acho que não tens razão...

    By Blogger Inex, at 12:22 da tarde  

  • se alguém questionasse a legalidade do contrato de trabalho até estaria bem, só que foram questionar a penalização desportiva de não poder ser imediatamente inscrito, esse é que foi o erro deles! armaram-se em chicos esperto e agora comem e vão desaparecer para bem de quem gosta de futebol

    By Anonymous josé, at 3:48 da tarde  

  • o joão nesse aspecto tem razão, eles também cometeram erros. O que eu acho é que eles tinham razão na primeira questão.

    By Blogger Salvador, at 5:49 da tarde  

  • perdão, o josé.

    By Blogger Salvador, at 9:50 da tarde  

  • O Gil Vicente queixou-se por achar que o jogador Mateus seria um jogador profissional mas este jogador tinha um contrato de amador, ou seja, não poderia ser utilizado na mesma época como profissional. Os clubes contra quem este jogador jogou fizeram o que lhes competia e não foi só o Belenenses a queixar-se. Se souberam mais informações sobre o contrato do Mateus a culpa é da direcção do Gil VIcente, já que outros clubes também o querim contratar e não o fizeram. O Gil Vicente foi para tribunal pelas razões erradas e agora vai pagar por isso.

    By Anonymous Filipe, at 12:39 da manhã  

  • Num mundo de chicos espertos como é o futebol português, o Gil Vicente foi o menos esperto dos chicos espertos.

    By Blogger Fixe, at 2:05 da manhã  

  • filipe, o contrato de amador do jogador Mateus era uma fraude. O Gil Vicente teve razão em pedir ao tribunal para anular um contrato que a federação se disse impotente para resolver.

    By Blogger Salvador, at 6:12 da tarde  

  • Completamente de acordo com o Salvador. Espero que o Gil Vicente avance com o processo independentemente das consequências para o futebol português.

    By Blogger CGP, at 7:58 da tarde  

  • "O Gil Vicente teve razão em pedir ao tribunal para anular um contrato que a federação se disse impotente para resolver."

    Se tivessem feito isso, teriam toda a razão. Mas não foi o que aconteceu. O acordão do conselho de justiça da federação é bem claro nesta matéria.

    Não estou a dizer que não é um acto administrativo. Mas não é assim tão óbvio e o contrato do Mateus com o Lixa ser legal ou ilegal é irrelevante.

    Aliás, por alguma coisa o gil vicente alega que o advogado que intentou a acção agiu contra a vondade do clube e sem o seu conhecimento.

    E mesmo que fosse uma qeustão administrativa: tem a certeza que as questões administrativas são imediamente recorríveis para os tribunais civis? è que a lei geral diz o contrário. Por alguma coisa o Gil Vicente insiste tanto no tal fax que tem a suposta autorização.

    By Blogger c., at 9:00 da tarde  

  • "Se acontecer alguma coisa ao futebol português, devido à reacção mais que histérica da FIFA, culpem o Belenenses, culpem a Liga, os orgãos da Liga e a FIFA, que está sempre do lado dos mais fortes"

    Não é verdade isto da FIFA. Aliás, isto do caso Mateus poder ser uma repetição do caso Bosman e mais uma luta de David contra GOlias resulta da preguiça quem assim pensa. A FIFA raramente está do lado dos poderosos; o caso Bosman foi uma vitória dos poderosos contra os fracos.

    By Blogger c., at 10:45 da tarde  

  • caro c., esse foi o erro do gil vicente, recorreu pelos motivos errados, e é claro que vão pagar por isso, porque agora as instâncias desportivas esgotaram-se e não há recuo possível. O que eu quero constatar é que o Gil Vicente tinha razão no caso original: quiseram fazer um contrato regular com um jogador invalidando uma chico-espertice do lixa.

    Quanto

    By Blogger Salvador, at 7:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home