quinta-feira, julho 13

O Estado da Nação (III)

A média dos exames nacionais do 12ºano desceu em relação a 2005, com Matemática a apresentar mais uma vez os piores resultados (5,9 valores). A nível das piores médias seguem-se Física e Química empatadas (6,9 valores). Desenho e Geometria Descritiva B é o exame com melhor média (13 valores). Justificações? Venham elas!

malta com binóculos

  • Estou ansioso por ouvi-las :|

    By Blogger Tiago Alves, at 8:32 da tarde  

  • Química e Física: o secretário de estado diz que é da falta de exercício porque o programa antigo tem resultados melhores.

    Matemática: o programa novo é praticamente igual ao antigo (os exames foram iguais) por isso acho que a justificação do Secretário de Estado foi-se...

    By Blogger Sara, at 8:42 da tarde  

  • Matemática: exame excessivamente longo, logo as pessoas que potencialmente teriam boas notas viram as suas aspirações furadas, enquanto que aqueles que vão para lá brincar as contas, mantiveram as notas do costume, ou seja, a média desceu não porque há + alunos "fracos", mas porque os melhores não conseguiram bons resultados.

    By Anonymous aquelequenaosequeridentificar, at 9:39 da tarde  

  • "Matemática: exame excessivamente longo, logo as pessoas que potencialmente teriam boas notas viram as suas aspirações furadas"

    Não percebi bem esta, Voldemort..

    By Blogger Tiago Alves, at 2:14 da tarde  

  • falta de estudo, falta de empenho ... (falta de inteligência!?)

    By Anonymous David, at 2:19 da tarde  

  • Gostaria apenas de referir, que pelo que me foi dito e vi na comunicação social, os exames de Química e Física tinham vários erros científicos.

    By Blogger Gonçalo Martins, at 2:35 da tarde  

  • Pelo que dizem, o exame de Matemática do ano passado também tinha um erro científico... Não foi por isso que deram às pessoas hipótese de repetir.

    E também não é por não terem erros que as médias deixariam de ser negativas. ;) São algumas perguntas que os têm, não são tds: não justifica a média de 6 e qq coisa.

    By Blogger Sara, at 4:18 da tarde  

  • É óbvio que não são os erros científicos nalgumas perguntas que justificam estas médias. Mas não deixa de ser uma vergonha essa situação verificar-se. Quanto ao facto de os alunos poderem repetir as provas na 2ªfase também considero uma grande injustiça, pois para uns existe uma segunda oportunidade enquanto que para outros aquele exame é o decisivo (tal como devia suceder).

    By Blogger Gonçalo Martins, at 6:27 da tarde  

  • Ainda por cima é um despacho do secretário de estado a alterar uma lei... É injusto e, a mim (que sou leiga no assunto), parece-me ilegal.

    By Blogger Sara, at 8:22 da tarde  

  • Não é ilegal mas não deixa realmente de ser injusto. Quanto aos erros, concordo com o Gonçalo. Um exame de acesso ao ensino superior, provavelmente das provas mais importantes de toda a vida academica de um aluno, é visto e revisto (ou pelo menos devia ser..). Não se admite um erro de ortografia, quanto mais um erro cientifico!

    By Blogger Tiago Alves, at 9:00 da tarde  

  • Claro que não! Nunca se justifica mas não é a primeira vez que isso acontece e das outras vezes não se deu a hipótese de repetir...

    No ano passado houve um suposto erro no exame de matemática (não vi o exame mas creio que era numa escolha múltipla: quem andasse no secundário resolvia de uma forma, quem já tivesse andado no superior resolvia de outra), em 2004 as sociedades tb consideraram os exames de bio e química inadequados; em 2003 a média de física foi de 4 e qq coisa...

    Já saiu uma deliberação (para tornar o despacho válido). Quem a perceber que me diga qq coisa http://www.acessoensinosuperior.pt/pdfs/legis/delib/delib6-2006.pdf

    By Blogger Sara, at 12:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home