terça-feira, julho 18

Lotaria Democrática

Uns visionários do Arizona chegaram a um brilhante plano para diminuir a abstenção nas eleições deste estado. A ideia é haver uma lotaria de 1 milhão de dólares entre quem se deu ao trabalho de ir votar. É bem possível que isto se venha a concretizar, já que a petição para o efeito já teve mais assinantes que o necessário, embora a legalidade da proposta seja assunto de polémica.

Mark Osterloh, a political gadfly who is behind the initiative, the Arizona Voter Reward Act, is promoting it with the slogan, “Who Wants to Be a Millionaire? Vote!” He collected 185,902 signatures of registered voters, far more than the 122,612 required, and last week the secretary of state certified the measure for the ballot this fall.


NY Times

Assim, para além de irem votar o grupo de cidadãos mais politizados e com menor noção de probabilidades (a probabilidade de um unico voto fazer qualquer diferença é quase nula, logo não há grande razão para ir votar, aliás eu só vou votar porque me chateiam como o raio para o ir fazer), vão votar todo o grupo de cidadãos sem grandes noções de probabilidade em geral e sem grande coisa com que ocupar o seu tempo(a probabilidade de saír o prémio é, também, quase nula).

Ficam assim de fora o grupo de cidadãos com mais noções de probabilidades e que têm com que ocupar o seu tempo.

O que eu não percebi é como é que calcularam em 1 milhão de dólares o beneficio em ter mais votantes. É que quem paga são todos, não só os que votaram na petição.

malta com binóculos

Enviar um comentário

<< Home