domingo, julho 2

Estas pérolas nem a malta do #politica

Entrevista de León Rozitchner à revista Pública, que me deixou em lágrimas:

«As sociedades ocidentais viveram o terror e ainda vivem com ele, porque não são capazes de verdadeiramente o enfrentar. Por isso a violência irrompe a cada momento e em cada lugar. A violência excepcional, no caso de uma ditadura ou de um genocídio (...). Mas também a violência "normal" definida como "a vontade dos outros". Quando essa vontade nos é imposta de forma sistemática e abusiva, com o apoio das instituições políticas e através dos jornais e da televisão, da religião, da educação, do mercado capitalista, vivemos numa sociedade de violência.
(...)
O capitalismo tem um plano de dominação do mundo que pressupõe essa violência.

-O capitalismo é necessáriamente uma sociedade de violência?
Sim, o capitalismo destrói tudo à medida que avança. Corrompe as pessoas. Torna-as estúpidas, cria-lhes interesses artificiais e normalizados. E torna-as necessariamente violentas. E dispostas a aceitar a violência em todas as suas formas. As sociadades europeias são assim. A sociedade americana, mais do que todas as outras, é assim.
(...)
Os europeus estão completamente submetidos às grandes empresas multinacionais. O neoliberalismo fê-los render-se. (...) Os EUA são uma sociedade de vendedores e compradores. Completamente desarticulada. As relações sociais começam e acabam no mercantilismo. As pessoas vivem aterrorizadas....
(...)
O capitalismo é um produto do cristianismo. Porque Cristo se tornou na figura simbólica de todas as estruturas da realidade. Símbolo do pai, símbolo do masculino, símbolo da aniquilação do corpo. As sociedades capitalistas contemporâneas constroem-se segundo estes princípios. E uma ideologia que não valoriza o corpo não pode respeitar a vida humana.»


Pessoal, temos que valorizar mais o corpo.

malta com binóculos

  • Eu não sabia quem era o senhor em questão, mas pelos vistos é um grande pensador contemporâneio...Acima de tudo gostei de saber que o capitalismo é um produto do cristianismo=)

    By Blogger Gonçalo Martins, at 12:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home