domingo, julho 16

Economia é para meninos

Sócrates não cede a Cavaco no TGV


José Sócrates disse ontem, em Chaves, que suspender o projecto do TGV "seria um
erro que o país pagaria caro em termos de competitividade e qualidade de vida". Foi a resposta do primeiro-ministro às reservas manifestadas pelo Presidente da República que, na sexta-feira, apelou à realização prévia de "análises custos-benefícios muito profundas".

Fonte


Obviamente que para Sócrates a relação de custo-benefício pouco interessa. Aliás, pelo que se vê, não se sabe sequer se interessará. Talvez alguém devesse dizer ao engenheiro Sócrates que nem todos os investimentos são bons. Que existem projectos cujo custo não compensa os benefícios que traz. Projectos que destroem valor e corroem riqueza. Que enterram dinheiro, para utilizar linguagem coloquial.

Como agravante temos o actual estado de escassez de riqueza e dinheiro. Não só, mas também por isto, o facto do PM desvalorizar premissas financeiras tão básicas deveria ser encarado com preocupação.

malta com binóculos

  • Dado o vasto conhecimento que deves ter sobre este assunto, gostaria de te ver jusificar porque razão traz este investimento maiores custos que benefícios, com fundamentações, obviamente.

    By Anonymous Anónimo, at 2:14 da tarde  

  • Caro anOnimo,

    Eu nAo tenho estudos sobre o assunto e nAo os sei fazer, obviamente. Mas hA quem saiba e nOs, que vamos pagar este aeroporto, temos o direito de saber em que bases foi tomada a decisAo.

    Eu nAo disse que o investimento traria mais custos que benefIcios. Eu disse que nAo existem, disponIveis para discussAo, quaisquer dados sobre tal coisa!

    By Blogger Tiago Alves, at 12:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home