sábado, junho 17

Azares da vida

32,4% dos jogadores presentes no Mundial nasceram nos primeiros três meses do ano, 25,2% nasceu entre Abril e Junho, 21,5% entre Julho e Setembro e apenas 21% nos ultimos três meses do ano. Coincidência? Os autores do Freakonomics acham que não.

Os jogadores durante a sua formação são agrupados por escalões com base no ano de nascimento. O argumento é que os jovens nascidos nos primeiros meses do ano vão ter tendencialmente uma maior maturidade que os que nasceram nos ultimos meses o que se pode traduzir numa vantagem significativa. Assim, os jogadores uns meses mais velhos vão ser em média melhores que os mais novos e por isso receberão mais atenção dos treinadores e terão maior confiança.

Poderão pensar que uns meses não farão assim tanta diferença, mas as dúvidas desaparecem ao analisar a distribuição por meses dos jogadores no Mundial de sub-20 e sub-17 em 1989. Por esta altura o critério dos escalões era diferente: ficavam no mesmo ano aqueles nascidos entre Agosto de um ano e Julho do seguinte.

Tirado de http://www.socialproblemindex.ualberta.ca/relage.htm

Como devem imaginar, isto não acontece só no futebol ou no desporto em geral. Acontece também no ensino e com efeitos semelhantes, como podem verificar aqui. Os alunos mais velhos têm em média maior auto-estima que os alunos mais novos da mesma turma e têm menor probabilidade de se suicidarem, quer durante a juventude, quer em idade adulta.

Sinto-me, portanto, injustiçado. Nasci na segunda metade de Dezembro. Posso muito bem ter passado ao lado de uma lendária carreira no futebol porque apeteceu às instituições que regem o desporto definir assim os escalões. Acho que merecia, sei lá, um subsidiozinho. Já vi o Estado distribuí-los por muito menos.

malta com binóculos

  • Já tinha lido qualquer coisa sobre isso e achei muito interessante. É fantástico como pequenos pormenores podem definir grandes acontecimentos e como um pequeno desvio num dado momento pode conduzir a um caminho totalmente oposto ao que se poderia seguir.

    Não sei se nesta altura estarias na Alemanha, mas mesmo assim acho que deverias preencher o requerimento para o subsidio >)

    By Blogger Tiago Alves, at 9:53 da manhã  

  • Força com o subsidio, pod ser q abras caminho, e dpois vou eu, porque tendo sido smp a aluna +nova da turma quem sabe s o suicidio não está iminente...
    é realmente interessante, acho é mal quando certos professores nos tentam aliciar pra econometria com estes estudos como argumento e chegamos lá e não é nada disso, mas pronto, esta é outra revolta...

    By Blogger a_mais_linda, at 10:48 da manhã  

  • Bem, nao sabia disso..todos os dias se aprende...eu ja nao classifico pra o subsidio, mas ianda bem k tb nao fico entre os suicidas. Como sempre fiquei no meio, hehehe.

    By Blogger Colombianita, at 11:09 da manhã  

  • eu faço anos em setembro... Acham que tenho direito ao subsidiozinho? ;)

    Mas tb não tenho tendÊncias suicidas nem tive problemas de autoestima ao longo do tempo :P

    Mas que isto faz sentido, faz...

    By Blogger Sara, at 12:22 da tarde  

  • ««é realmente interessante, acho é mal quando certos professores nos tentam aliciar pra econometria com estes estudos como argumento e chegamos lá e não é nada disso, mas pronto, esta é outra revolta...»»

    Pelo menos ajuda a perceber melhor como é que os estudos foram feitos. Mas concordo que em cadeiras como econometria e estatistica podiam pôr os alunos a fazer estudos como trabalhos de grupo. Mini-testes e exames é sempre menos motivante.

    By Blogger Manuel Câmara, at 6:03 da tarde  

  • Já tinha discutido isto com o manel há uns tempos e ganhei a discussao. Do ponto de vista biologico esta estatistica nao faz muito sentido. Tendo em conta a auto-estima, a confiança e essas merdices concordo mais ou menos.

    Quanto às medias serem maiores entre os alunos mais velhos, convem lembrar que todos os repetentes sao mais velhos, por isso nao faz muito sentido.

    E ser-se injustiçado é um previlegio de alguns. Junta-te a um sindicato.

    By Blogger filipe, at 2:24 da manhã  

  • «Já tinha discutido isto com o manel há uns tempos e ganhei a discussao.»

    xD

    By Blogger Manuel Câmara, at 4:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home