quarta-feira, junho 14

1 ano de observações (II)

Este blog começou como todos começam: com um post inicial. Começou com quatro escribas, todos bons rapazes, que decidiram levar a cabo o projecto cujo aniversário hoje se comemora. Alguns posts merecem ser relembrados pelo seu simbolismo: o primeiro ataque às farmácias ou o primeiro comentário a um filme, assim como as primeiras dissertações liberais e a primeira dedicatória (como não podia deixar de ser, à minha partner)

O Telescópio sempre foi atento ao mundo em redor. Pode-se destacar a reacção aos atentados de Londres, a defesa do CPE, a polémica com os pecados da Igreja ou a discussão das vagas de medicina. A observação desse mundo foi dando azo às mais variadas teorias, micro ou macro, ou políticas. Estas últimas, com destaque para a primeira, que foi comentada por gente importante, e para outra (publicada no Direita Liberal), que foi o primeiro passo para a notoriedade, têm merecido uma grande regularidade.

A dada altura, sentiu-se necessidade de clarificar as coisas. Numa grande reviravolta, os heterónimos acabaram e o blogue passou a contar com um solitário escriba. Nada que quebrasse o ritmo. Sucederam-se os posts fetiche sobre funcionários públicos ou sobre os seguidores de Lenine; a defesa do mercado e do lucro; as contas malucas e o estudo da blogosfera. Este último interesse esteve na base dos dois posts mais lidos e comentados de sempre, recomendados por blasfemos, insurgentes e outros que tais. Pelo meio de tudo isto surge o Torre degli Angeli, blog-irmão, armazém das publicações na imprensa.

Durante este ano aprofundei muitas relações institucionais, uma delas devido à cobertura das eleições autárquicas e a posterior participação n'O Eleito, tendo sido a maioria assinalada na entrega dos primeiros Telescópios de Chocolate. Nunca foi esquecida a ponte com a Faculdade, cujos ensinamentos servem de inspiração a muitos posts, tendo sido lá convidados os primeiros colaboradores, a quem dirijo desde já um grande agradecimento.

Hoje, quase 900 posts depois, já se falou de um pouco de tudo. Desde desejos a sonhos realizados, passando por dezenas de outros temas, que tornam este palco um espaço de diversidade e discussão. Hoje, como há um ano, quero sempre mais. E conto com todos, incluindo os que ainda estão para vir, para encarar o desafio. Daqui a um ano, espero que ainda andemos por aqui.

malta com binóculos

  • Só te esqueces-te da Pangeia, mas Parabéns pelo aniv do Telescópio :)

    By Anonymous Pedro Cavaco, at 1:17 da tarde  

  • Tens razão Pedro. A Pangeia é tambem uma importante parte das actividades "paralelas" ligadas ao Telescópio. Obrigado pela referencia, pelos parabens e, já agora, pelas inúmeros post de debate ;)

    By Blogger Tiago Alves, at 2:45 da tarde  

  • ena ena, Muitos Parabéns!!! desconhecia a história dos primeiros tempos do Telescópio e ainda m entreti agora a ler os primeiros posts... percorreste 1 longo caminho num ano, por certo irás continuar muitos mais anos, sempre a evoluir, espera-se! Parabéns!!!

    By Blogger a_mais_linda, at 6:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home