quinta-feira, maio 25

Sugestão de Leitura

Nestes últimos dias não tem havido tempo para ler. O exame de Macroeconomia está à porta e a viagem para Londres precisa de ser planeada ao pormenor. De qualquer forma, e já que estamos em semana de "leituras" gostava de vos falar do último livro que li. Chama-se O Jardim das Delícias e é de João Aguiar, o mesmo autor que escreve os livros juvenis do Bando dos Quatro. O seu livro mais conhecido será talvez a Voz dos Deuses, que descreve a história de Viriato, "um dos construtores da realidade ibérica".

Mas voltando ao assunto inicial, O Jardim das Delícias é um conto sobre uma possível realidade futura, não tão longe quanto isso - a meio do séc. XXI. Ao longo de 188 pequenas páginas o autor faz-nos viajar por uma Europa que se transformou numa Federação, onde cada país perdeu a sua individualidade e as pessoas começam aos poucos a acordar da empatia generalizada. No entanto, parece demasiado tarde para actuar. As autoridades querem suprimir os símbolos mais emblemáticos de cada país para defender a união e os meios de informação não passam de marionetas de poderes (económicos) instituídos (por esta altura o Carrilho deve estar a gritar "Eu tinha razãaaaao"). Cedo surgem as manifestações nacionalistas e os movimentos integristas que recorrem ao terrorismo para fazer vingar os seus ideais (onde é que eu já ouvi isto?). Pelo meio o autor consegue incorporar um pouco de acção e algum humor (very british).

João Aguiar diz que não é um avisador, apenas um romancista. No entanto, como diz o excerto no início do livro:

"Todo e qualquer momento histórico contém sempre, em potência, vários futuros possíveis. Parece-me, contudo, que um, de entre eles, será o mais possível de todos os possíveis." Laprunelle

Esta é uma narrativa fantasiada para quem se interroga sobre qual será o rumo que a História irá seguir. É um abrir de olhos para um futuro possível. Espero, sinceramente, que não seja o mais possível de todos os possíveis...

malta com binóculos

  • muito boa sugestão!! Sou fã de João Aguiar, precisamente desde o bando dos4, li este livro o verão passado, farta dos romances de verão com 500pg este pequeno livro chamou m a atenção e proporcionou m agradaveis momentos de leitura pela escrita deste autor d q gosto tanto...o tema não nos parece tão distante assim, tendo muitos paralelismos com a situação actual do Mundo, mas como é óbvio esperamos nunca chegar a tanto, pelo menos neste nosso pequeno país!!

    By Blogger a_mais_linda, at 10:35 da manhã  

  • Ja que gostaste tanto deste livro,que tal exprimentares o sétimo héroi tambem do joao aguiar?ja leste?

    By Anonymous Milhas, at 8:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home