sexta-feira, maio 26

Maluquices

Estudar para o exame de Macroeconomia de amanhã (maximização sobre restrições; equilíbrios estacionários; curvas de procura e de oferta; informação objectiva e disponível; expectativas racionais) e ao mesmo tempo descobrir, de forma auto-didacta, os ensinamentos da Escola Austríaca (praxeologia; função empresarial com tendência coordenadora; indiferença entre a macro e a micro; conhecimento tácito, subjectivo e disperso; erros evitáveis).

malta com binóculos

  • Tiago bom estudo!
    recordo-me que quando estudei macroeconomia, estudei-a pela perspectiva Keynesiana, dado que um meu professor era um furioso Keynesiano que achava que o "guarda-chuva de recurso" era expansível!
    na altura a EA não estava na moda...

    By Blogger aL, at 11:56 da manhã  

  • Obrigado aL :) O meu professor é um senhor moderado, parece não se comprometer muito com nenhuma das teorias que apresenta (muitas vezes apresenta contra-teorias logo a seguir). Qualquer dia ainda lhe hei-de perguntar o que pensa da EA..

    p.s. Quanto ao guarda-chuva, podias-lhe perguntar o que fazer nos momentos de grande ventania ;)

    By Blogger Tiago Alves, at 2:06 da tarde  

  • O keynesianismo é uma praga nas universidades portuguesas. Pior ainda, ensina-se muito mal Keynes... Ao que sei a Nova ainda é a menos má.
    Ao contrário da maioria, não acredito que o paradigma neoclássico seja incompatível com a escola austríaca. É uma questão de fazer adaptações, mas o extremismo por vezes fecha as mentes a novas possibilidades...

    By Blogger CGP, at 4:27 da tarde  

  • Karloos, eu ainda estou muito verde para poder ter uma opinião esclarecida. Mas, e apesar dos fundamentos austriacos serem apresentados (quase sempre) em oposição aos neo-classicos, tendo a aproximar-me do teu pensamento: não me parece assim tão incompatível.

    By Blogger Tiago Alves, at 5:50 da tarde  

  • ó meu caro, eu também estudei para Macro (é verdade, estou a descansar pois já passou!) e essa tal Escola Austríaca desapareceu-se-me! Das duas uma: ou o licro do Mankiw foi mal impresso e então falta-me essa parte, ou então essa EA fica num bairro social qualquer aí para esse sítio onde tu vives (Zaire não é?) e eu nunca lá fui!

    By Blogger JP, at 8:15 da tarde  

  • Piadinha :) E não é Zaire..é Burkina-Faso!

    By Blogger Tiago Alves, at 12:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home