terça-feira, maio 16

Geometrias e Poder

A propósito dos posts em triângulo.
O cenário que o Karloos defende é sem dúvida mais apelativo. Porém, ele só se poderá concretizar nas exactas circunstâncias em que, propositadamente ou não, o Karloos o colocou.



O PS, o PSD e o CDS são colocados numa ordenada próxima (o CDS, Karloos??), o que significa que os três partidos estariam apostados em se aproximar do pico liberal. Neste caso, qualquer que fosse o partido escolhido para governar, poderíamos esperar um programa de Governo positivo para o País. (Antecipando contestação no tema, não creio que assistíssemos a um vazio ideológico e a uma fraca escolha, pelo menos não mais do que assistimos agora. O liberalismo é suficientemente rico nas suas abordagens para poder cobrir um vasto leque de ideias.)

O problema é que para haver um partido a aproximar-se do topo, os outros têm de andar também lá próximos, e aqui reside a dificuldade. A opinião pública nacional é demasiado sensível aos populismos e tem demasiado medo que lhe apareça alguém que opte, ao invés do "Eu faço", por um slogan do género "Eu deixo fazer". Consequentemente, os partidos não resistem à tentação de explorar estes factores em benefício próprio - e em prejuízo do partido empreendedor. É improvável que, 1) algum partido se meta neste tortuoso caminho e que 2) caso se meta, o outro o siga ou, pelo menos, não o destrua.

A subida de um partido solitário só se completaria com uma total apatia da outra força ou então se empurrada por um qualquer líder bem carismático (outro dos fraquinhos nacionais), liberal dos sete costados. Assim, e a não ser que pretendas apostar na vida política activa, não vejo, com muita pena, o teu triângulo a saltar para a realidade num futuro próximo.

malta com binóculos

  • A intenção dos triangulos era mostrar como os liberais fazem melhor se influenciarem os grandes partidos de poder do que se formarem o próprio partido que seria inevitavelmente insignificante.Mas concordo plenamente com a tua análise.

    By Blogger CGP, at 5:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home