sexta-feira, maio 26

Anestesia

A única coisa que o engenheiro Sócrates fez foi liberalizar a propriedade das farmácias! A partir de agora qualquer pessoa, nem que seja licenciada em antropologia aplicada à gestão, pode tentar abrir uma farmácia. E tentar é o termo mais correcto, pois o engenheiro Sócrates teve o bom senso* de não liberalizar a abertura de farmácias, continuando a decidir o número de estabelecimentos por metro quadrado (que neste momento tende para 0.00001), através da obrigatoriedade de concurso público. Assim, continuará a ser preciso ter muitos zeros na conta ou uma amizade profunda com o gerente do banco para conseguir abrir uma farmácia.

Os jovens estudantes de farmácia que andam a chamar nomes feios ao PM deveriam andar a festejar. A semi-liberalização agora efectuada, qual anestesia enquanto se prepara a operação de liberdade total (que ainda pode demorar bastante), tenderá a fazer aumentar o número de farmácias. E, consequentemente, a procura de jovens licenciados em farmácia. Quanto aos donos ou potenciais donos de farmácias... Bem, o monopolista nunca gosta de concorrência; mas nós (consumidores) gostamos.

*Digo bom senso porque seria desastroso para os jovens licenciados que se endividaram até ao tutano para abrir a sua farmácia verem, caso a liberalização fosse total, aparecerem-lhe duas farmácias na mesma rua. Que teriam vantagens absolutas enormes, decorrentes da óbvia queda no preço das licenças. Assim, e até esse grande passo ocorrer, os jovens podem vender o seu estabelecimento a algum padeiro com massa para gastar. Os consumidores, esses, ainda vão ter de esperar.

malta com binóculos

  • sim ..é mais uma porta que se abre aos tecnicos de farmacia licenciados e aos farmaceuticos.....mas pelo menos a direccção tecnica não pode ser ocupado por qualquer um...valha-nos isso!

    By Blogger monge_galileu, at 2:23 da tarde  

  • Só uma coisa.. dás a ideia de que o sonho de qualquer recém farmacêutico é abrir a sua própria, ou trabalhar numa, Farmácia. Acho que isso não é de todo verdade...

    By Blogger Inex, at 4:10 da tarde  

  • Estou de acordo contigo (finalmente!)

    By Blogger JP, at 8:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home