quarta-feira, abril 12

Teoria do Produtor

Os trabalhadores da Bombardier dizem que há encomendas a satisfazer e que não compreendem porque é que a fábrica não está aberta e a produzir. Pedem, claro está, a intervenção do Estado. Para obrigar os donos a reabrir a fábrica.

Alguém mais vocacionado para a área económica perguntar-se-á se "as encomendas serão suficientes para superar a condição de encerramento". Eu pergunto "se não é aos donos que cabe decidir quando e quanto produzir na sua fábrica".

malta com binóculos

  • Sabes bem que o problema não se pode traduzir assim.

    By Anonymous kimas, at 9:04 da tarde  

  • Não propus nenhuma solução, kimas. Só fiquei um pouco estupefacto ao ver o senhor do sindicato a querer substituir-se aos donos na gerencia dos assuntos da fabrica.

    By Blogger Tiago Alves, at 9:26 da tarde  

  • Lembra-te daquilo que uma vez te chamei a atenção: a Economia surgiu para servir as pessoas, não foram as pessoas que nasceram com o objectivo de servir a Economia. Às vezes é preciso humanizarmos um bocado aquilo que aprendemos sobre esta ou aquela teoria. Porque um modelo é sempre um modelo e a preocupação das pessoas em garantir um futuro estável não costuma entrar nas contas.

    By Blogger Ana Sanches, at 12:46 da manhã  

  • Caros,

    Mais uma vez, friso que não entrei em soluções nem utilizei modelos para falar de nada. Apenas quis realçar que a decisão de produzir ou não produzir, quanto e quando, cabe aos donos das empresas! Não aos trabalhadores, não ao Estado. Não me pronunciei sobre mais nada.

    By Blogger Tiago Alves, at 11:25 da manhã  

  • Mas tens toda a razão! A decisão é daqueles que detêm a empresa. Mas porquê ficares tão escandalizado com o comportamento dos seus trabalhadores? Eu não disse que eles tinham razão. Só disse para olhares para as coisas pelo lado deles. O que está por trás do seu pedido de intervencionismo pode ser bem mais complexo do que a conclusão de que quem manda é o dono. Isso até eles já devem saber.

    By Blogger Ana Sanches, at 12:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home