sexta-feira, março 17

O espaço do pragmatismo

"O PS, com Sócrates, passa claramente para a área social-democrata reformista e vem ocupar o lugar que teoricamente estava ocupado pelo PSD. (...) No puro plano das ideias um pensamento de direita é completamente diferente dum pensamento de esquerda, mas quando se pega num país para governar, não há diferenças substanciais. O primeiro ministro pegou numa visão pragmática do país e está a ver se resolve os problemas."

Maria José Nogueira Pinto, em entrevista ao Metro (de 16/03/06)
----------------------------------------------------------------------

Na política portuguesa existem três áreas: a da direita, a da esquerda e a do pragmatismo. A primeira e a segunda ocupadas de forma continuada pelos três menores partidos e a última ocupada ora pelo PS (encostando o PSD à direita) ou pelo PSD (encostando o PS à esquerda). Neste momento, MJNP tem razão. Sócrates está a ocupar o espaço do pragmatismo.

malta com binóculos

  • Pragmático ou não, tenho de aplaudir José Sócrates. Conseguiu em menos de um ano generalizar o ensino do inglês no primeiro ciclo, forneceu as bases para o Plano Tecnológico (sustentado por apoios não só nacionais como grandes nomes internacionais), pretende acabar com a burocracia que afecta os serviços públicos através por exemplo de um cartão único e tem-se mantido firme nas restantes frentes, demonstrando forte personalidade. Face a um PSD com uma liderança fraca e cuja permanência do seu líder é incerta, e a um PP criticado internamente, parece que o PS vai conseguir mais 3 anos de mandato, tranquilos. Mas as polémicas na política portuguesa batem sempre à porta, por isso é esperar para ver...

    By Anonymous Anónimo, at 3:39 da tarde  

  • Graças a Deus!!! Alguém com els no sítio para ver se isto dá uma volta!

    By Blogger JP, at 10:08 da tarde  

  • curioso... defendia eu o pragmatismo liberal...

    By Blogger AA, at 2:05 da tarde  

  • Não podia estar mais de acordo.

    By Blogger smm, at 10:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home