terça-feira, março 7

Equívocos

José Sócrates anda, segundo o Bruno Pais do Elba Everywhere, desfasado da realidade. Anda em viagem pela Finlândia a procurar inspiração no modelo finlandês enquanto que, por cá, os economistas dizem que esse modelo não é aplicável a Portugal. (links disponíveis só para assinantes)

Eu digo mais: a Finlândia, em última análise, não passa de um país mono-exportador, qual terceiro mundo africano. A única diferença é que em vez de batatas ou cebolas, exporta telemóveis. Um belo dia em que, fruto da enorme e tendencialmente crescente concorrência no sector de fabrico dos telemóveis, a Nokia deixe de dominar o mercado, a economia da Finlândia nunca mais é a mesma.

malta com binóculos

  • Caro Tiago.
    A tua opinião sobre a nokia e a economia finlandeza é surpreendente.
    Se Portugal estiver à espera para que as grandes empresas nórdicas deixem de conseguir exportar, como, a Nokia ou a IKEA, podérá ser mortal.
    Eu desejo ser um pais mono-exportador, tou farto de deficit orçamental e comercial. E claro está, de pessoas que conseguem ser eleitos sem saberem a situação real do país, que inventam deficit futuros caso eles não trabalhem durante um ano. Os dados do INE provavelmente não mentiriam nas eleções.
    Tou farto de olhar para os outros, com que não nos podemos comparar.
    Não quero mais impostos, quero sim, um melhor aproveitamento de recursos.
    Viva a Gestão de recursos humanos, isso eles têm de bom (Nórdicos) e nós podemos copiar alguma coisa.

    By Blogger smanel, at 2:03 da tarde  

  • O que há a imitar na Finlândia é a desregulação dos mercados, abertura da maior parte dos sectores ao investimento estrangeiro e a redução da burocracia.

    É neste caminho que estão a disparar os países nórdicos (infelizmente, continuam com impostos mais elevados - ainda assim, alguns deles mais baixos do que em Portugal) num caminho de descontrução dos monstros socialistas que criaram no passado. O problema é que temo que Sócrates vai precisamente à procura do oposto.

    Tiago, já deixei o prometido comentário.

    Cumprimentos.

    By Blogger dos ∫antos, at 7:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home