segunda-feira, março 13

Breaking News

BCP lança OPA sobre o BPI

Quando se pensa que o Mercado já não nos consegue surpreender, eis que há alguém que diz não, há alguém que se lança no desafio da conquista. Entretanto, o BPI já valorizou 25%. Mais comentários para logo, que agora não tenho tempo.

malta com binóculos

  • Na semana passada o BPI anunciou a sua proposta de alteração de estatutos, que permitiria uma maior intervenção dos accionistas, nomeadamente da La Caixa e Itaú (os 2 principais). As acções valorizaram-se bastante e a eventualidade de uma OPA por parte de um destes 2 accionistas agitou o mercado. Eis que hoje se vem a descobrir que o BCP lançou uma OPA sobre o BPI e uma fusão com o BES está a ser equacionada. Por outro lado a Autoridade da Concorrência suspendeu a compra e venda de acções por suposta fuga de informação. Penso que é claro as fortunas que se podem fazer com este tipo de informações, que escapam ao comum accionista mas enriquecem ainda mais os quadros das empresas envolvidas no negócio. Uma eventual multa aplicada nunca será suficientemente grande para prevenir que este tipo de situações deixe de ocorrer pois os benefícios suplantam ( e em muito) os custos. Ao menos parece que 2006 veio trazer emoção ao mercado português, de uma maneira geral desinteressante e aborrecido.

    By Anonymous Anónimo, at 8:12 da tarde  

  • Tem razão caro Anónimo. Uma fuga de informação que, provada, traga associada uma multa de uns quantos milhares de euros não poderá servir de desincentivo a um ganho ilegal de alguns milhões. Porém, é também bom pensar, como vc proprio diz, que já há muito que se os rumores de uma OPA sobre o BPI ecoam não só pelos corredores financeiros como pelas linhas de jornais ou blogues comuns. Assim, considero, até a investigação estar concluida, haver uma (pelo menos) razoavel probabilidade da valorização de sexta passada estar incluida neste movimento especulativo (e não informado). A valorização hoje, embora tambem pouco "fair", era quase inevitavel, visto ser impossivel manter uma operação desta envregadura entre quatro paredes por muito tempo. Destaco por isso a lentidão da CMVM em suspender as acções.

    By Blogger Tiago Alves, at 8:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home