quinta-feira, março 23

Bolonha

Hoje fiquei a saber que para o ano estou licenciado em Gestão. Posso depois optar por ficar mais um ano e meio e sair já mestre, se tudo correr bem. Como sou dos apanhados na transição, existirão certas excepções e tratamentos especiais que não se vão repetir mais tarde. Não sei (ainda) se é bom ou se é mau, mas acredito nas instituições. Principalmente se se dão pelo nome de Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

malta com binóculos

  • Me too! E principalmente estou um bocado farta de ver gente indignada com não sabem bem o quê. Temos que olhar para a mudança como um desafio e não necessariamente como um obstáculo ou dificuldade. Venha ele!

    By Anonymous anachina, at 12:26 da manhã  

  • ...

    By Anonymous M, at 1:29 da tarde  

  • Eu tenho 25 anos mas acho que tenho que ir estudar à noite, pq sem um licenciatura não me safo neste país. Pagam mal, mesmo a quem tem um curso de Formação Profissional, que é o meu caso.

    Um Abraço,

    Pedro Gonçalves.

    By Blogger Pete, at 1:33 da tarde  

  • eu ainda não percebi bem o que se vai passar, e devo dizer que não gostei nada dos boatos que ouvi, mas que remédio, temos mesmo que confiar na grande instituição que é a FEUNL...
    já agora não deixes de visitar o blog das Mais, há novo post com mais aventuras passadas nos miticos corredores da faculdade!!

    By Blogger a_mais_linda, at 7:33 da tarde  

  • " ...farta de ver gente indignada com não sabem bem o quê...". Se calhar o problema está aí: no facto das pessoas não terem acesso a qualquer tipo de informação; de terem planeado o curso (e a sua vida) para agora mudar tudo; se calhar o problema está no facto das pessoas da associação saberem mais que os restantes alunos e depois só os amigos deles é que também sabem qualquer coisa; se calhar o problema está no facto de com o novo sistema muita gente sair prejudicada por ter mais um ano de curso( partindo do pressuposto que fazer mestrado é obrigatório) pois é menos um ano a trabalhar e a começar a ajudar os pais a suportar as despesas; se calhar o problema não é a aversão à mudança, é o facto de não sabermos para onde nos leva a mudança. E se aceitarmos isto sem tentarmos perceber o porquê, não estamos a mostrar coragem, estamos a ser estúpidos.

    By Anonymous Anónimo, at 8:54 da tarde  

  • E se chamarmos estúpidos aos outros estamos a ser intolerantes (e arrogantes diriam alguns).
    Eu não vou refilar com o processo de Bolonha injustificadamente. Para mim é uma oportunidade. Em vez de gastar 4 anos a tirar a Licenciatura vou gastar 4 e meio (sim é só mais meio ano de "não ajuda à família" e não um ano) e acabo com um Mestrado. Ainda não se sabe se é obrigatório ou não. Tenho a certeza nem tudo nos vai beneficiar mas não vale a pena vitimizar-nos. As coisas têm que mudar no sistema de ensino superior e se isto nos aproxima dos outros países da Europa melhor. Concordo totalmente com o problema da informação, devíamos ser informados com mais antecedência porque existem decisões importantes em jogo. Mas só até vermos se podemos ser ou não prejudicados com isso é que vale a pena indignarmo-nos com a mudança. Para mim continua a ser aversão à mudança. E eu continuo a procurar toda a informação possível para decidir se fico pior ou não. E tu, já procuraste?

    By Anonymous anachina, at 9:31 da tarde  

  • Procurar procurei...mas parece que nem mesmo os docentes percebem muito bem como é que aquilo vai funcionar...Concordo que o processo de Bolonha nos vai permitir aproximar dos restantes países europeus. O que acho é que quem está do 3ºano para cima nunca poderá sair muito beneficiado com a situação, sobretudo os do 4ºano. Como é que te sentirias se ao fim de 4 anos de trabalho te dissessem que agora podes fazer a mesma licenciatura em 3? Não me parece justo. E não me digam que provavelmente agora já fechou muitas cadeiras de mestrado por que o de finanças por exemplo vai ter diversas disciplinas novas, pelo que não será certamente só mais meio semestre.

    By Anonymous Anónimo, at 9:56 da tarde  

  • Ó caro/a colega: vai dar duas curvas! Por essa onda, o melhor é não passarmos da cepa torta porque ao menos já sabemos como é! E então só porque os que planearam estudar quatro anos e agora vêem os outros a estudar três não perceberem que afinal acabaram por sair beneficiados porque provavelmente no mercado vão preferir um tipo com uma licenciatura de 4 anos do que um com uma de 3 vamo ficar na mesma??? E qual é o mal, mesmo que isso não se verificasse? É preferível sacrificar todos os futuros estudantes de terem um plano de estudos melhor só porque alguns vão sair prejudicados? Eu também vou ser "prejudicado" e digo "VENHA DAÍ BOLONHA!".

    By Blogger JP, at 2:57 da tarde  

  • Venha daí Bolonha! Acho que vai ser muito positivo e quem quer progredir não pode ter medo de arriscar. Com este acordo vamo-nos aproximar das restantes faculdades europeias o que só nos pode beneficiar enquanto alunos.

    By Anonymous Anónimo, at 3:38 da tarde  

  • Bolonha parece-me um plano acertadíssimo nas intenções. Infelizmente, de concretização custosa. Apesar de tudo, faço uma avaliação muito positiva, pelo menos daquilo que li.

    Quando à contestação, é natural. Muitas vezes, por ignorância, mas, enfim, que remédio. Também na minha Universidade já tive o prazer de presenciar valentes cenas de peixeirada.

    By Blogger pedroromano, at 7:44 da tarde  

  • Antigamente ninguém tinha uma licenciatura. Hoje em dia temos muitos licenciados desempregados. Agora vão-se formar muitos mestres. Tou-me a cagar para o tempo que vou demorar no curso. Desde que tenha emprego quando sair por mim tudo bem.
    Não me oponho a esta mudança, mas também não me opunha caso passasse a 7 anos, desde que as razões e custos fossem semelhantes, senão mesmo inferiores.
    Mas que fode o esquema a alguns, lá isso fode, com ou sem informação.

    By Blogger hcg, at 10:18 da tarde  

  • correcção do comment: lixa/complica/estraga/dificulta, etc. Desculpem qualquer coisinha... :-b

    By Blogger hcg, at 9:47 da tarde  

  • Com ou sem bolonha o país nao vai lá!!!
    Enfim, ser portugues não dá com nd!!!! :/

    By Anonymous Anónimo, at 11:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home