terça-feira, março 21

Apologia do CPE (I)

A contestação ao CPE tem sido notícia um pouco por todo o lado. Mas o que é, afinal, o CPE?

O CPE (contrat première embauche) é uma lei que vai aumentar a precaridade dos primeiros empregos dos jovens franceses. Em linhas gerais, concede ao empregador a possibilidade de, nos primeiros dois anos de contrato, despedir um qualquer trabalhador com menos de 26 anos. Sem justificação e sem indemnização. Parece mau mas, se pensarmos bem, não é assim tanto. Vejamos o contexto.

Neste momento o desemprego entre os jovens com menos de 26 anos atinge picos históricos. Serão os jovens franceses pouco qualificados? Não. É um ciclo económico. Estamos num mau periodo e a procura de trabalho tende a diminuir, baixando o custo de empregar. Como custo entenda-se o salário, a protecção social, o custo de oportunidade, o risco de contratar alguém com fraca formação, experiência ou com fraco desempenho (prováveis num jovem licenciado).

Este ajustamento do custo seria um travão ao aumento do desemprego. Diminuia o risco associado à contratação e as empresas estavam dispostas a criar mais emprego, ainda que com menores graus de protecção e menores salários. Acontece, porém, que este ajustamento é travado, com as actuais leis, pelo Estado Francês. Ao imprimir rigidez laboral (salário mínimo, elevada protecção, avultadas indemnizações por despedimento..), o Estado aumenta o custo de recrutamento. As empresas não estão dispostas a dar tanto por alguém que pode ser um especial potenciador de falta de competitividade e de performances satisfatórias.

A contratação é, como tudo na vida, feita numa base preço-qualidade. Em tempos de crise o cuidado redobra e um investimento em capital humano só é feito com o preço baixo ou com a qualidade asseguradamente alta. Como estamos a falar de jovens até aos 26 anos, é muito difícil (senão impossível) ter na qualidade a estimulação necessária. Um jovem licenciado não dá garantias fortes. É arriscado. E por isso as empresas não contratam, e o desemprego cresce.

malta com binóculos

  • ... a excelÊncia dos conteudos do telescópio. O país e o mundo, todos os dias, aqui com o Tiago...
    parab+ens pelo blog e pela constante procura de temas oportunos para comentar(o que não ´fácil).. continua assim..

    By Blogger Malvado, at 5:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home