segunda-feira, fevereiro 27

Debate Ideológico

Quando alguém me diz que as ideologias não interessam e que se vota é em pessoas eu tenho sempre tendência para discordar. É óbvio que há pessoas boas e más, competentes e desajeitadas em todas as forças políticas, mas isso não quer dizer que se deixe o combate ideológico de fora da discussão.

Em Portugal, esta inexistência de debate deve-se, primeiro, ao esfumar da barreira que separa a ideologia do PS com a do PSD. Quando, referindo estes dois partidos, dizemos que é tudo a mesma coisa, talvez não estejamos tão errados quanto isso. Além desta contigência ainda se pode apontar a intolerância para com pensamentos de direita (mais cá para o Sul) e de esquerda (lá mais para o Norte) que, embora se comece a esfumar, tem contribuído para impedir uma saudável discussão, criando uma espécie de barreira à entrada e uma auto-censura para com ideais desviantes; isto para não falar de medo.

É muito mau não utilizarmos as ideologias, os valores, as convicções na política porque elas são parte da nossa identidade individual. São um modo de vida, um modo de ser e de actuar. E talvez a aproximação dos actores políticos aos cidadãos, ao invés de ser feita por os muito na moda corte com a ideologia e centralização no líder, devesse passar por um desenhar de um mapa de valores e de ideias abstractas, que depois serviriam de base para as decisões políticas. Este reconhecimento no código dos partidos levaria a um maior interesse pelo paradigam cívico e faria do reconhecimento no líder mais um factor de escolha, e não o único. Não é saudável, nem para o aparelho nem para o povo, que um rosto se confunda com um partido.
Tiago Alves

malta com binóculos

  • apoiado!! a centralização no líder pode trazer um maior leque de apoiantes pois a personificação dos ideais nessa figura acaba por esbater as diferenças, logo é compreensivel, mas penso que é muito negativa quando se acaba por esquecer por completo a discussão pura das ideologias, tem sido aliás isto que tem levado á minha grande indefiniçaõ politica...

    By Blogger a_mais_linda, at 9:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home