segunda-feira, janeiro 30

A profissionalização da Blogoesfera (I)

Isto é um ensaio (à atenção do caro PPM).

De há uns tempos para cá que temos assistido a algumas movimentações e transferências entre os grandes colossos que, embora não envolvam um grande montante de euros, mexem com o equilíbrio blogoesférico e trazem uma grande novidade: o reconhecimento do talento. Se bem que, até ver, nenhum blogger sobreviva só a bloggar, parece que a blogoesfera não escapa à jurisdição do mercado.

É comum que a esmagadora maioria dos blogues colectivos comecem por ser constituídos por bloggers que já se conhecem pessoalmente, que são provavelmente amigos, com ideias e valores comuns. Há sempre os mais ou menos activos, mais ou menos reconhecidos. Mas o nome dos bloggers é sempre associado ao blogue e chega mesmo a ser confundido com o próprio, a exemplo do que acontece com os blogues individuais.

Há hoje, porém, projectos que fogem a esta lógica. O Blasfémias, que já nasceu de uma fusão de blogues (desconheço se os blasfemos "fundadores" se conheciam de outro lado), assim como a Grande Loja e o Insurgente, que terão sido dos primeiros pesos pesados a assentar numa base distinta. Bloggers mais individualistas e cujas ideias não se confundem, unilateralmente, com o blogue: subsistem por si. Os blogues começaram a agir como concorrentes num mercado. Começaram a reunir talento, a melhorar a equipa. E o fenómeno espalhou-se.

O Acidental, sob o comando do inominável PPM (provavelmente a segunda pessoa a quem a blogoesfera nacional mais deve, a seguir a JPP) lançou ofensivas brutais às mentes d'O Sinédrio e do Quase Famosos. O regresso do jcd, vestindo a camisola blasfema, para além do prof. Luciano Amaral e, mais recentemente, RAF, n'O Insurgente, ou de RMD no Aspirina, parecem-se muito com aqueles momentos de reabertura do mercado, em que toda a gente anda a pensar quem será a próxima contratação de quem. Temos ainda a novidade das tasks forces, espécies de dream teams como o PdL, o Super Mário ou mesmo o Eleito (modéstia à parte, aquela do dream team), que procuram juntar bloggers que, pelas suas capacidades (descobertas e reconhecidas aqui, na blogoesfera), união ou diversidade de opiniões, produzem debate e confronto ideológico de qualidade.

Tiago Alves

malta com binóculos

  • Muito obrigado, Tiago, pela simpática menção - mas há muito mais gente acima de mim e antes do dr. Pacheco Pereira. De qualquer forma, foi um grande elogio.

    Abraço,

    PPM
    (agora também ao serviço da Atlântico)

    By Blogger Paulo Pinto Mascarenhas, at 1:23 da tarde  

  • tiago, parabens! mais um desejo concretizado, o joãomiranda linkou-te no blasfémias ;)

    By Blogger aL, at 3:24 da tarde  

  • heheheh x)

    By Blogger Tiago Alves, at 4:47 da tarde  

  • De acto o que existe muitas vezes é uma tentativa de coorporativiação de algo que não podem coorporativizar: o ciberespaço!
    Jogando as melhores cartas nos seus blogs ou criando relações cordiais com outros, inserem-se num circulo "fechado" dos "melhores". É uma mini guerra de neo-gremios literarios.

    By Blogger SA, at 11:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home